Transferência
 

TRANSFERÊNCIA DE DOM MANOEL DOS REIS DE FARIAS

PARA A DIOCESE DE PETROLINA-PE

       

 

Numa quarta-feira, 27 de julho de 2011, o Papa Bento XVI nomeou Dom Manoel dos Reis de Farias, 65, novo bispo da Diocese de Petrolina (PE), transferindo-o da Diocese de Patos. Em Petrolina ele sucede a Dom Paulo Cardoso da Silva, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa, por limite de idade, conforme o Cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.

No dia 08 de outubro de 2011, Dom Manoel assumiu oficialmente sua nova diocese.  O novo bispo de Petrolina desfilou em carro aberto até a Catedral Diocesana, onde foi recebido pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, por outros religiosos e também pelos fiéis católicos. A missa de posse foi celebrada na concha acústica, em frente à catedral.

A Diocese de Petrolina foi erigida a 30 de novembro de 1923, pelo Papa Pio XI, desmembrada da Diocese de Pesqueira. Pertence à Província Eclesiástica de Olinda e Recife. A Sé Episcopal está na Catedral Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei, na cidade de Petrolina, no estado de Pernambuco. Nesta Catedral e para esta Diocese foi sagrado bispo Dom Gerardo Andrade Ponte em 17 de agosto de 1975. Posteriormente, em 1983, Dom Gerardo foi transferido por João Paulo II para a Diocese de Patos.

Em 16 de junho de 2010, Petrolina cedeu parte de seu território para a criação da Diocese de Salgueiro.

 
Top
Paróquia de Nossa Senhora da Guia
Rua Peregrino Filho, 51 | Centro - Patos - PB